Materiais para começar a desenhar


Uma dúvida comum entre quem está começando a desenhar é sobre quais materiais artísticos comprar. Muita gente pensa que é melhor já ir atrás dos materiais de maior qualidade pra não ter que gastar mais dinheiro depois, mas esse post é para mostrar que nem sempre vale a pena fazer todo esse investimento logo de cara.

Eu me considero uma espécie de nômade artística. Adoro aprender novas técnicas e experimentar materiais diferentes, mas acontece que também sou ariana (em signo, ascendente e sol): na mesma velocidade que me empolgo com algo novo, também desanimo e logo em seguida já estou empolgada com outra coisa. Em quase todos novos processos que tentei aprender, caí na armadilha de querer comprar os melhores materiais que eu encontrasse - e o problema nem foi relacionado com a qualidade deles (eles realmente eram incríveis), mas sim com a frequência de utilização (ou, no meu caso, de não utilização). 

Eu deixei de usar o meu primeiro estojo de aquarela de R$180 (é, eu sei) simplesmente por ter descoberto que não me identificava com a técnica tanto quanto eu imaginava, além do medo de gastar uma tinta cara com um desenho "normal". Se a gente começa um desenho com medo, já estamos começando no lugar errado. Pra aprender uma técnica nova a gente precisa se permitir errar e ganhar experiência sem o receio de desperdiçar material e dinheiro. 

Por isso, fiz uma lista com dicas de materiais artísticos pra quem está começando a desenhar separada por categoria com algumas opções pra quem tomou a decisão de dar prioridade ao custo-benefício: 

Lápis

Quem diz que pra começar a desenhar basta um lápis não está errado. De fato, o lápis é um material poderosíssimo tanto para fazer rascunhos antes de pintar um desenho quanto pra fazer trabalhos completos ou estudos de perspectiva, luz e sombra. 

Quando uso grafite para fazer os primeiros traços que vou pintar por cima com outro material depois, normalmente dou preferência para lapiseiras por serem mais fáceis de suavizar e não deixarem uma deformação tão profunda no papel. As minhas preferidas nesse quesito são as técnicas 0,5mm da Pentel, que não são tão caras (o modelo que eu uso normalmente custa de 20 a 30 reais) e dão um resultado bem "apagável".   

Lapiseira Técnica PentelLapiseira Técnica Pentel 0,5mm

Já se o objetivo for fazer um trabalho completo usando apenas grafite, a linha de lápis HB da Faber Castell (sim, aqueles que normalmente pedem na escola) e um esfuminho vão ser os seus melhores amigos. Além de serem baratinhos, ainda garantem maior controle sobre o traço, cor e suavização. O tamanho do esfuminho pode ser escolhido de acordo com o tipo de desenho que você quer fazer: para desenhos com detalhes pequenos, compre esfuminhos mais finos.

Linha de lápis HB Faber CastellLinha de lápis HB Faber Castell
Esfuminho Trident
Esfuminho Trident

Borracha

A borracha que você vai escolher também depende do tipo de desenho que você quer fazer. Apesar de parecerem todas iguais, algumas deixam resíduos ou texturas que acabam atrapalhando na hora de passar outro material por cima ou simplesmente não são fortes o suficiente pra remover alguns tipos de pigmento. 

A que eu normalmente uso é também da Pentel (Hi-Polymer Soft) por, além de ser barata, deixar pouco resíduo e, quando deixa, ser de fácil remoção. Com ela nunca tive problema na hora de passar um lápis de cor por cima, por exemplo, mesmo com um acabamento mais encerado - inclusive, para manchas pequenas, ela suaviza bastante traços em lápis de cor também.

Borracha PentelBorracha Pentel Hi-Polymer 

Para suavizar pigmentos mais fortes (como seria dos lápis HB, por exemplo), as borrachas limpa tipo da Faber-Castell podem ser mais úteis por puxar o pigmento sem precisar fazer o movimento de fricção e não correr o risco de borrar tudo. Confesso que comprei uma desse estilo de outra marca e não gostei muito do resultado, mas a da Faber dizem funcionar muito bem.
 

Caneta

Além da esferográfica azul simples (que também pode ser usada em muitas obras incríveis por si só), existem outros tipos de caneta que podem dar um toque diferente em um desenho ou ajudar na hora de fazer alguns detalhes. 

As minhas preferidas, de longe, são as canetas nanquim. Além de terem um pigmento super forte, elas são fáceis de controlar justamente por virem na forma de uma caneta normal. Eu já experimentei as canetas da Sakura (que são as mais conhecidas) e da Uni (que é da Mitsubishi) e, entre as duas, notei que as da Uni tiveram maior durabilidade e funcionaram melhor por cima de lápis de cor. Ter uma 0,05, uma 0,2 e uma 0,8 já é suficiente para trabalhar com os mais variados tipos de desenho.

Canetas Uni Nanquim

Canetas nanquim Uni Pin 

Outro tipo de caneta que pode ser bem útil, principalmente pra quem gosta de pintar com lápis de cor e/ou em folhas coloridas, são as em gel brancas. É com elas que são feitos aqueles detalhes no contorno e brilhos que dão um destaque extra para o desenho. A que eu uso e acho maravilhosa é da linha Signo, também da Uni. 

Caneta em Gel Branca Signo
Canetas gel branca Uni Signo

Papel

Como já era de se esperar, o papel também vai depender de alguns fatores, principalmente do tipo de material que você vai usar com mais frequência. Pigmentos mais fortes como os de marcadores ou mais líquidos como os da aquarela vão pedir uma gramatura de folha maior pra não danificar o papel ou passar tinta para o outro lado. Já para desenhos com lápis de cor, pode fazer mais sentido comprar blocos ou folhas avulsas de outras cores (como por exemplo, folhas no tom de papel kraft ou pretas) pra destacar o pigmento do material.

Os blocos de folha branca da Canson normalmente têm um preço bem acessível e uma variedade boa de gramatura com o uso adequado já indicado na folha de capa. 

Bloco de Desenho CansonBloco para desenho Canson

Aqui no Brasil os blocos de outras tonalidades costumam ser um tanto mais caros, mas se você tiver alguma oportunidade de comprar material nos Estados Unidos, seja em uma viagem ou por algum parente ou amigo próximo, o caderno em Toned Tan da Strathmore é maravilhoso para lápis de cor (é aquele que normalmente aparece em desenhos do Pinterest). 

Independente do seu material de preferência, é sempre interessante ter também um Sketchbook em mãos pra anotar suas ideias e testar os primeiros esboços de qualquer desenho. Claro que aqui eu não poderia deixar de mencionar o nosso Sketchbook Passaporte Criativo, que é uma ótima opção tanto por conta da sua aparência (convenhamos, é lindo) quanto pela qualidade das folhas e dos materiais que elas aguentam (em marcador, por exemplo, passa bem pouco pro outro lado).

Sketchbook Passaporte Criativo

Lápis de Cor

Sou um pouco suspeita para falar de lápis de cor considerando que a minha preferência gravita para aqueles desenhos "encerados" que aparecem no Pinterest e eu só conheço uma marca que faz isso: a Prismacolor. 

Por causa do material diferenciado do pigmento, os lápis da Prismacolor são facilmente misturáveis e isso dá um acabamento único, principalmente em folhas kraft e coloridas. O único defeito desses lápis é o preço (aqui no Brasil o kit com 36 cores está quase 200 reais), mas se você gosta de pintar com lápis de cor eu diria que é um investimento super válido, ainda mais se surgir a oportunidade de comprar no exterior. 

Kit Lápis PrismacolorLápis de cor Prismacolor 

É claro que justamente pelo preço, a compra dessa marca nem sempre é viável. Existem outras opções de produção nacional que também são de boa qualidade, como as linhas da Faber Castell e da Steadler, apesar de não terem o mesmo acabamento da Prismacolor.  

Aquarela

Provavelmente por conta do trauma das aquarelas horríveis que vinham em revistinhas quando éramos crianças, é comum a gente cair na tentação de comprar marcas mega caras quando se trata desse material. Enquanto existem sim kits baratos que não são muito bons, existem kits com preços razoáveis que dão para o gasto também. 

A linha de entrada de aquarelas da Faber que normalmente vem em uma caixinha com 12 cores e varia de 20 a 30 reais já é suficientemente boa pra quem está começando. As pinturas abaixo fiz apenas com esse kit: 

Pintura com aquarelas Faber CastellPintura com aquarelas Faber Castell

 Pinturas com a linha de entrada de aquarelas da Faber

Agora se você já decidiu que aquarela é o seu forte, aí sim eu recomendaria investir em um material de maior qualidade. O kit em pastilhas da Koi é muito bom e tem várias opções de tamanho, deixando ele um pouco mais acessível mesmo sendo uma marca bastante cara (no Mercado Livre os kits com 24 cores estão a partir de 160 reais).  

Kit aquarelas Koi
Kit de aquarelas em pastilha Koi

Marcadores

Quando falamos de marcadores, não há sombras de dúvida que que os da Copic são os melhores do mercado. Tanto pela textura da ponta quanto pela facilidade de misturar as cores, pela durabilidade e pela aparência final do desenho, o preço elevado é justificável. 

No entanto, existem outras marcas que podem ser úteis para quem está começando. Uma delas (que é a que eu uso) é a TouchNew. Ela é uma marca chinesa que importei do Aliexpress e, apesar de alguns pontos negativos (os desenhos perdem a cor depois de um tempo, algumas canetas vêm com defeitos e  secam relativamente rápido quando não usadas), considero uma opção válida principalmente pela relação de custo. 

Pra ter uma ideia do resultado, o desenho abaixo pintei com os marcadores dessa marca (e ele já desbotou bastante com o tempo): 

 Desenho com TouchNewPintura com marcadores TouchNew

Outra marca legal é a Magic Color (a linha em que o corpo da caneta é dourado). O pigmento dela é bem forte e isso é tanto o lado positivo quanto o lado negativo da marca. A tinta facilmente passa para o outro lado da folha, mas se você usar uma gramatura mais grossa e proteção reforçada, é provável que não tenha problemas e termine com um desenho lindo.

Marcadores Magic ColorMarcadores Magic Color

Saiba mais...

A Fe já publicou um vídeo no YouTube fazendo um tour por todo material de desenho que ela usa, e esse pode ser outro bom ponto de partida pra descobrir novos materiais e pensar no que você realmente vai precisar antes de fazer qualquer tipo de investimento.



Mesmo depois de todas essas dicas, acho que não poderia deixar de dizer que aqui na Empório a gente acredita que não é o material que faz o artista. Dá pra fazer trabalhos incríveis com absolutamente qualquer material, inclusive com aqueles que você tem sobrando em casa. Por isso, saiba que se você não tiver condições ou simplesmente não quiser investir nos melhores materiais que vendem por aí, você também pode (e vai) ser um artista brilhante simplesmente porque todos nós somos seres naturalmente criativos e cheios de magia. 

Com amor,
Re

10 comentários


  • amafgri
    No Prescription[/url] Buy Amoxicillin kmx.svly.femingos.com.br.idt.hp http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

  • ixopiasolagum
    Without Prescription[/url] Amoxicillin 500mg Dosage wln.juoj.femingos.com.br.eqe.wv http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

  • uveaxmf
    500mg Capsules[/url] 18 uug.jpfc.femingos.com.br.zrr.ov http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

  • uzuqehaqic
    500mg Capsules[/url] Buy Amoxicillin rlh.kiyf.femingos.com.br.pij.lf http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/

  • oniizihig

    ] Amoxicillin 500mg zgz.ihnq.femingos.com.br.sia.oc http://mewkid.net/when-is-xuxlya2/


Deixe um comentário